quinta-feira, 10 de julho de 2008

Graças e louvores a JAH

E ae galera criei esse blog e nas primeira postagens aki vou falar um pouquinho do que é a filosofia rasta e suas origens! I and I Selasie-I JAH Rastafari-I


RASTAFARI E A PROFECIA ETHIOPE

Ras Tafari é um movimento pan-africano com apresentações e messiânicas, que se originaram no despertar de uma revelação profética feita pôr Marcus Garvey na Jamaica. Desde sua inserção na década de 30, o movimento cresceu de uma pequena localidade, em West Kingston à um movimento internacional de repatriação negra.
Através das primeiras três décadas de seu desenvolvimento, o movimento foi banido da sociedade jamaicana. Periódicas confrontações com autoridades coloniais britânicas marcaram os Rastas em suas intenções revolucionarias, tanto cultural quanto espiritualmente. A metade de década de 60 trouxe um período de transição no entendimento social em relação ao Rasta e a sua forma de se viver
Depois da publicação em 1960 da “Reportagem sobre o Movimento Ras Tafari I em Kingston (capital da Jamaica)” veiculada pela Universidade local, subsequentes eventos e um clima de positivismo tornaram-se publicamente notórios. Essa mudança na percepção publica serviu para legitimar a visão ampla do significado da Vida que os Rastas tanto propunham, como uma responsabilidade cultural ao legado da escravidão e do colonialismo na Jamaica.
Durante esse período de transição na década de 60, um grande numero de descontentes e jovens da classe media juntaram-se aos miseráveis que moravam nas favelas, e dali formaram o esteio do movimento Ras Tafari I.
Esse crescimento acelerado foi acompanhado pela popularização da doutrina Rasta através da comunicação de massa e também artisticamente . os ritimos de musica Ska, rocksteady e o reggae disseminaram nas décadas de 60 e 70 os valores e os sentimentos dos Dreadlocks (um dos termos empregados para identificas um Rastas) , como um apelo alternativo depois das épocas de pos-colonialismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve Curiri!
Tudo bem?

Belíssimo blog, Irmão! Parabéns!

Gostaria de saber maiores informações sobre como ser um devoto de Jah de verdade (morando longe das grandes capitais no "interiorzão" de Sampa)? Tem que fazer um Altar pra Ele? E velas e toalha? De que cor? Algum mantra que posso usar ou algo para aumentar a eficácia de meu Ritual?

Qualquer ajuda será muito bem-vinda amigo, estou na prática solitária, mas muito me falta de informações corretas sobre a PRÁTICA do Rastafarianismo.(Só tenho utilizado o livro dos salmos da Bíblia de João F.de Almeida)(O que vc acha de usar a Bíblia dos TJ?)

Muito obrigado por enquanto, amigo!

Jah Bless!
abs,

Fernando.
ff.silva2011@uol.com.br